MOVIMENTO JOVEM DEMOCRACIA


MOVIMENTO JOVEM DEMOCRACIA
A Prévia Luta Pelo Reconhecimento do Jovem Como Sujeito-Sócio-Histórico:
Ampliando a pressão da juventude sobre as autoridades municipais, exigindo ser ouvida.




Conscientes de que a vida acontece nas cidades, o Movimento Capital Juvenil trabalha para ampliar a pressão da juventude sobre as autoridades municipais, exigindo que a juventude seja ouvida e participe das tomadas de decisões que visem principalmente as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
Diante de uma realidade em que mais de 70% da juventude são-miguelense vive sob vulnerabilidade social ou alta vulnerabilidade social, ou seja, sob forte violação de direitos; diante dos autos índices de gravidez na adolescência, da quantidade assustadora de droga exposta à juventude, de dependentes químicos, do aumento insuportável e constante da prostituição infantil, do crack, da ausência de perspectiva de futuro, da existência de trabalho infanto-juvenil semi-escravo, da falta de oportunidades de emprego e de acesso ao conhecimento, dos nossos péssimos índices educacionais etc., justifica-se o movimento de união, integração, participação, posicionamento e pressão de pessoas interessadas e principalmente da juventude, para que, de forma autônoma, democrática e livre de influências, pressione as autoridades e toda a sociedade para efetivarmos direitos garantidos em constituição e assim, realizar uma mudança social positiva em São Miguel Arcanjo, além de caminhar na busca de uma democracia plena.

A Prévia Luta Pelo Reconhecimento: exigindo o direito à voz
Fundamentados nesses ideais, no dia 27 de agosto de 2012, fomos em mais de 200 jovens, representar mais de 2500 (abaixo-assinado), exigir na Câmara dos Vereadores, nosso direito à VOZ. Conquistamos!
A Ação reuniu os Grêmios Estudantis Liberdade de Expressão do Colégio Sadamita Iwassaki do Bairro Abaitinga e D.E.C. do Colégio Arrivabene e professores; alunos e professores dos Colégios Maria Elisa e Nestor Fogaça, jovens do CIS Curumim, da Equipe de Luta de Braço, do Movimento do Skate, do Rap, da Dança de Rua, do Grafite, da Música, cidadãos e professores que acreditam e do Movimento Capital Juvenil, entregar aos Vereadores um abaixo-assinado com mais de 2500 assinaturas exigindo a realização de uma Audiência Pública com o tema “Políticas Públicas Para a Juventude”. Conquistamos. Saímos da Sessão da Câmara com a data marcada: 06 de setembro de 2012.

Utilizando o Direito à Voz
No dia da Audiência Pública “Políticas Públicas Para a Juventude” conquistada, fomos em cerca de 300 levar mais de 500 propostas construídas por jovens de diversos cantos da cidade às autoridades do município, e diversos jovens representantes ou não dos diversos movimentos participantes se posicionaram em Tribuna às autoridades presentes exigindo ações e efetivação dos direitos à criança e ao adolescente garantidos em Constituição, deveres do Poder Público.
Além do documento com cerca de 500 propostas entregue às autoridades, a Liga da Juventude (formada pelos movimentos atores da ação), solicitou aos vereadores e ao Poder Executivo um espaço de diálogo constante entre Poder Executivo, Legislativo, Ministério Público e Liga da Juventude para dialogar sobre as propostas realizadas, suas possibilidades de desenvolvimento e atuar de forma efetiva na construção de Políticas Públicas para a Juventude.
A partir das Eleições 2012, com a troca do Poder Executivo, com vistas do Ministério Público de São Miguel Arcanjo, a ação Jovem Democracia aguarda um posicionamento do Prefeito Eleito para o diálogo necessário para efetivamente mudarmos o rumo de nossa cidade, a partir desta que tornou a maior Ação Democrática Jovem da História de São Miguel Arcanjo.

Primeiras conquistas
Algumas conquistas da maior ação Democrática Jovem da história de São Miguel Arcanjo já podem ser comemoradas.
A Câmara Municipal aprovou a Lei do Parlamento Jovem, proposta feita por Sergio Batista Furkyn com o peso de mais de 2500 assinaturas carregadas por cerca de 300 jovens em Audiência Pública "Políticas Públicas Para a Juventude", conquistada pelos próprios jovens. 
O Projeto de lei foi apresentado pelo Vereador Eduardo dos Santos Terra e aprovado pela Câmara de Vereadores na segunda-feira, 22 de outubro de 2012, e deverá já em 2013 ser realizada.
Outra conquista foi a realização de parte das melhorias na Pista de Skate realizada de imediato pela Prefeitura Municipal (iluminação), proposta pelo Bactéria, representante do Movimento de Skate participante da ação.
O Ministério Público de São Miguel Arcanjo, através da Promotora Juliana, convocou uma reunião com vereadores para conversar sobre as propostas e a ação promovidas pelos jovens, informando que acompanhará todo o processo de diálogo exigido para debater as mais de 500 propostas construídas por jovens de diversos cantos de São Miguel Arcanjo, entregues às autoridades.
Essa é uma conquista da juventude organizada do município que segue trabalhando nesta que tornou a maior Ação Democrática Jovem da História de São Miguel Arcanjo.

Este é só o começo.

GRÊMIO LIBERDADE DE EXPRESSÃO – SADAMITA IVASSAKI
GRÊMIO DEC – ARRIVABENE
ALUNOS E PROFESSORES NESTOR FOGAÇA
ALUNOS MARIA ELISA
MOVIMENTO DO SKATE
MOVIMENTO HIP HOP
EQUIPE LUTA DE BRAÇO
JOVENS CENTRO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL CURUMIM
VIVA CÃO!
SOCIEDADE CIVIL DE SÃO MIGUEL ARCANJO
CIDADÃOS E PROFESSORES QUE ACREDITAM
MOVIMENTO CAPITAL JUVENIL

LIGA DA JUVENTUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário